In Transit

Desfasamentos Plurais
Bienal Experimenta Design EXD’15

Fotografia Photography

Ampliação Print
Durst Lambda 131 pl
Acabamento metálico Metallic finish
Edição Edition
Limitada a 6 exemplares por imagem
Formato Size
50x70 | 70x100

Postcards  Postais

Impressão Giclée Giclée Prints
Hahnemühle | Photo Rag Bright White 310g/m²
Edição Edition
Limitada a 15 conjuntos | 25 postais
15 sets limited edition | 25 postcards
Formato Size
10x15

COMPREENDER “IN TRANSIT” 

Escrever sobre o futuro não será fácil para quem já tem quase todo o tempo andado. Dá-me isso uma visão alargada das profundas transformações conceptuais, neste caso da fotografia, que as novas gerações abraçam e impulsionam? Esta abordagem da velocidade - que habita o tempo - parece para quem usar os instrumentos interpretativos clássicos uma impossibilidade, pois a fotografia que rompeu pelo século XX adiante era uma forma de parar o real - momento - e de o interpretar - enquadramento. É isso que estas imagens já não são, isto é, estas imagens são a audácia de quem vence a mensagem estática, substituindo o sítio aprisionado pelo arrastamento fugaz. Não é por acaso que assistimos às alterações profundas dos gestos ao fotografar e vemos a fotografia e o video a caminharem num sentido que parece de convergência. Por isso exposições como esta, para além dos méritos técnicos e estéticos, convocam a nossa sadia tendência para questionar e pôr em movimento uma dinâmica de permanente alerta sobre a solidez dos nossos alicerces teóricos e da consequente praxis.

Cumpre-me assim compreender, aprender e refazer quanto penso. Quando abertos somos sempre tocados pelo outro, sem o qual nós próprios não somos capazes de auto definição.

Luís Ferreira Alves
2015

 

EXD’15

Bienal Experimenta Design EXD’15
05 DEZ - 31 DEZ 2015
Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas
Seg - Sex 10h/19h | Sáb 15h/19h

Curadoria Curator
Lara Magalhães
André Gigante

Sonoplastia Sound Design
André Gigante

Produção Production
ELEEA, Árvore

Montagem Mounting
ELEEA
Alexandre Ferreira
Pedro Magina

In Transit é uma abordagem às rotinas, ao espaço que ocupa o percurso, aos não-lugares que habitamos em fluxos de transição. Espaços que se tornam vazios de identidade pelo desfasamento relacional humano, cada vez mais isolado de interacções. São essas direcções sem rosto, no quotidiano de uma sociedade global cada vez mais desligada do conceito de raízes ou pertença, que o trabalho pretende explorar, num relato de um mundo que deixou de viver para quem o habita para habitar quem nele vive.
Um retrato incisivo das interacções humanas, envoltas numa “contratualidade solitária”, em espaços pensados para abraçar o colectivo. 

In Transit is an approach to our routines, to the spaces that occupy our daily journeys, the non-places we inhabit in transition. Spaces devoid of identity and social interactions by a mismatch in human relationships. Those faceless directions in the everyday life of a global society, increasingly detached from a sense of roots and belonging, are what the work intends to explore, an account of a world that ceased to live for their inhabitants to dwell in those who live in it.
An incisive portrait of human interactions, wrapped in a "solitary contractually", moving through areas designed to be public/collective spaces. 

André Gigante
2015

 

Breves passagens

Breves encontros

This side up

Time Lapse

Desfasamentos plurais

Memórias do amanhã

In+Transit+bonjourmolotov+André+Gigante+Experimenta+Design+2015+EXD15+Photography+Exhibition+Exposição+Fotografia+Cooperativa+Árvore+02 N6N10I.jpg

In Transit

Itinerantes temporários

Clarity

Clarity

Andantes

Vertigo

Timeline

(A) Ocasos I

Marés Vivas

(A) Ocasos II

Versus

9AM

9AM

Slow motion

Anterior
Anterior

Ambulante

Próximo
Próximo

Gingas