oficina
história
Oficina de pintura Painting workshop
Museu de História e Etnologia
2023
Local Venue
Cooperativa Árvore
R. De Azevedo De Albuquerque 1
4050-091 Porto
Coordenação Coordinators
André Gigante
Luís Gigante
Data Date
a anunciar
2 Sessões
Duração 3 horas
to announce
2 Sessions
Duration 3 hours
Informações Informations
aga@andregigante.pt
Co-Produção Co-Production
Cooperativa Árvore
Museu de História e Etnologia
ELEEA
Parceiros Partners
Molotow, Papelaria Sousa Ribeiro, Viarco, DS Smith
Nesta série de oficinas procuramos interpretações sobre a história de um traço, um traço que começa e acaba no papel, um único traço, uma única folha, a sua história é um caminho, mas também é uma forma, uma intenção, a narração de um pensamento, de um desenho livre, mas prisioneiro dessa simples condição, um único traço, uma única folha de papel. Será também essa a sua liberdade?
Esta oficina é sobre história, neste caso, a história de um traço, tão boa como outra qualquer. A história de um traço e sua identidade. Uma linha temporal, uma linha que conta a sua próprio história.
Um mais grosso, outro comprido, ou amarelo, azul turquesa, com pouca tinta, ou em rigor, feito à régua tem vida curta, não se emaranha em seu redor. Um traço às cegas, outro com música, um em silêncio, outro a correr, ou sobrepostos, traços teimosos, quantas voltas irão fazer.
Objectivos
Esta série de oficinas, explorando técnicas alternativas de pintura desenvolve-se sobre uma única premissa. Um traço por folha, uma história por traço, um traço e sua etnologia, um percurso temporal.
Um traço por cor, várias cores por folha, dois traços com riscadores diferentes, são dois exemplos da elasticidade do conceito, lugares dentro da mesma premissa que serão explorados nestas oficinas.
Direccionadas a todas as idades e níveis de escolaridade, dentro e fora da área das artes visuais.
De uma forma geral, pretende-se contribuir para a diversidade e qualidade da oferta artística nacional, promovendo a participação da comunidade na cultura e criação das artes, valorizando a experimentação e a pesquisa como práticas dinamizadoras do desenvolvimento e do conhecimento.
Partindo de uma componente teórica construída sobre noções de enquadramento, composição e equilíbrio, e articulando relações de proporção e geometria, cada grupo de participantes será convidado a filtrar as directrizes das actividades propostas, num espaço aberto à experimentação e ao convite à descoberta.